segunda-feira, 4 de maio de 2009

HÁ ESCOLAS QUE SÃO GAIOLAS E HÁ ESCOLAS QUE SÃO ASAS.

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado. (Rubem Alves)

10 comentários:

  1. Aprender a discernir é cultivar uma atitude fundamental de liberdade diante de todas as coisas. Isto só acontece com o educando se a escola condicioná-lo ir além da letra,criando, resolvenvedo, pensando e discernindo.
    O texto citado é profundo além de conceder uma grande reflexão: "que tipo de aluno estamos formando"
    Rosemary

    ResponderExcluir
  2. Ótima reflexão! A escola que busco é : Escola Asas que existe para dar coragem aos pássaros para voar.

    ResponderExcluir
  3. É a relação educando-educador que fala cada vez mais alto.O coletivo,a discussão,o trabalho grupal, permitindo ao educador e educando aprenderem juntos numa relação de amizade e afeto.Mudar...enxergar o outro como irmão, desenvolvendo o senso crítico e preparando-se para a vida em comunidade.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o texto de Rubem Alves. As escolas devem desempenhar o papel de asas, para que assim seus alunos cresçam profissional e pessoalmente.
    Simone Fernandes.

    ResponderExcluir
  5. A mensagem de Rubens Alves, nos mostra que a escola deve desenvolver o conhecimento do aluno para viver em uma sociedade em constante transformação.

    ResponderExcluir
  6. O texto é ótimo, ele demonstra a necessidade da escola ser apenas meio para o aluno atingir seus objetivos.

    ResponderExcluir
  7. É um texto que nos leva a refletir nossas práticas pedagógicas;nosso cotidiano escolar como algo que aprisiona ou que desperta o sentimento da liberdade de aprender tão importante para o educando, posso dizer que ele nos norteia.
    MARIA LOURDES DO ROSÁRIO SALGADO

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. O texto mostra a importância de se acompanhar o desenvolvimento tecnológico, onde a escola tem que se fazer parte integrante desse processo, pois a sociedade e seus meios estão sempre em evolução e não se pode negar esses fatos, que nos rodeiam a cada dia mais.
    ANDRÉ DE CASTRO VIDAL

    ResponderExcluir
  10. Maravilhoso este texto pois ele mostra que a escola deve abrir caminhos para que os nossos alunos aprendam e possam voar em busca de objetivos.

    Sandra Alves Mendes Roque

    ResponderExcluir