segunda-feira, 4 de maio de 2009


Com base no que tenho vivenciado através do curso de pedagogia, EaD, da UFSM, principalmente na disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação, pude ter uma visão melhor de como podemos usar as TICs em favor da educação.
Percebi que para usa-las em sala de aula não precisamos esperar para que a escola esteja adaptada ao seu uso, bastam iniciativas simples de cada professor, que deve estar preparado para a nova realidade da sociedade e para o novo perfil do aluno, que possui extrema facilidade em dominar os sistemas de informação.
Concluindo, acredito que o bom professor é aquele que age como um facilitador, um mediador no processo de aprendizagem do aluno, sendo que este deve ser um sujeito crítico e construtor de seu próprio conhecimento. Para realizar esta interação o professor deve saber lidar com as TICs como ferramentas de apoio para essa educação, como forma de despertar o interesse do aluno e torna-lo promotor de seu próprio conhecimento.

15 comentários:

  1. Oi Patrícia, é isso mesmo, o papel do professor é muito importante, só a tecnologia sozinha não é suficiente, essa integração entre alunos e professores é fundamental para a construção do processo de ensino-aprendizagem.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Ensinar é muito mais do que passar conteúdo, seja no quadro ou com TICs, é demonstrar ao aluno e aos professores a necessidade de aprender para apreender e somente a tecnologia não será capaz de mudar o processo de ensino-aprendizagem.

    Abraço

    Felipe Gomides

    ResponderExcluir
  3. Eu me chamo Marisa, me leciono e concordo que devemos estar sempre abertas a todas as informações, usando todos os recursos disponíveis para que se tenha sucesso com os alunos, tornando-os construtores de seus conhecimentos.

    ResponderExcluir
  4. Olá,têm toda razão quando diz que devemos usar a tecnologia em prol da educação. Assim estaremos preparando nossos alunos para atuar de forma mais segura e autônoma frente a nova realidade, e garantimos uma formação mais ampla.

    ResponderExcluir
  5. acredito,que temos sim estar agregada a tecnologia só assim nâo seremos analfabeto da atual realidade da educação.

    ResponderExcluir
  6. A escola deve acompanhar as mudanças significativas e se reorganizar para não ficar de fora da "era da informação". A tecnologia traz grandes benefícios a educação quando utilizada de maneira adequada.

    ResponderExcluir
  7. Nós professores precisamos saber lidar com as TCIs e tê-las como ferramenta de apoio, para que nossos educandos possam usá-las de maneira prazerosa e enriquecedora voltada para ensino-aprendizagem.

    ResponderExcluir
  8. As TICs aparecem na modernidade como complemento ao ensino tradicional. Como instrumentos de enrequecimento e capazes de promoverem conhecimento de forma agradável, rápida e interessante ao educando e ao educador.

    ResponderExcluir
  9. Mas acredito qu esta não é a realidade das escolas ainda. Ainda não temos laboratório de informática, mas acredito que em breve teremos e usaremos de forma a acrescentar conhecimento aos alunos.

    ResponderExcluir
  10. O uso das TICs na educação é uma inovação na. Mas o professor deverá estar preparado para essa inovação essa nova realidade da sociedade e principalmente para o novo perfil do aluno, que possui extrema facilidade em dominar os sistemas de informação. Também acredito que o bom professor é aquele que age como um facilitador, um mediador no processo de aprendizagem do aluno.

    ResponderExcluir
  11. Acredito plenamente nesta metodologia, não podemos permitir que as novas tecnologias sirvam de obstáculos ente o educador e seu educando e sim como um aliado na árdua tarefa de educar.

    ResponderExcluir
  12. A Internet é uma tecnologia que facilita a motivação dos alunos pela novidade e pelas possibilidades inesgotáveis de pesquisa que oferece. Essa motivação aumenta se o professor proporcionar um clima de confiança, abertura, cordialidade com os alunos. Mais que a tecnologia, o que facilita o processo ensino-aprendizagem é a capacidade de comunicação autêntica do professor ao estabelecer relações de confiança com seus alunos por meio do equilíbrio, competência e simpatia com que atua.

    ResponderExcluir
  13. A internet, e um meio de comunicação que veio para ficar, e nos professores temos que estar abertos a essa nova tecnologia para nao ficarmos para traz.
    Lucineia

    ResponderExcluir
  14. Primeiramente precisamos aprender a lidar com as mudanças,mas concordo plenamente que será uma ferramenta de apoio tanto para os professores quanto para os alunos, uma vez que, o interesse em aprender de forma diferente irá levá-los à estudar com prazer.

    ResponderExcluir
  15. bom eu me chamo jhon
    e queria saber o que eu posso aprender
    de melhor sobre isso

    ResponderExcluir